As 21 Leis do Aluno Bem Sucedido



1- NÃO OFUSQUE O BRILHO DO MESTRE
Faça sempre com que as pessoas acima de você (grandes professores e os ditos melhores alunos) se sintam confortavelmente superiores. Não exagere exibindo seus próprios talentos ou poderá conseguir o contrário inspirar medo e insegurança. Faça com que seus mestres pareçam mais brilhantes do que são na realidade e você alcançará o ápice do poder.


2-NÃO CONFIE DEMAIS NOS AMIGOS, APRENDA A USAR OS INIMIGOS
Cautela com os amigos, eles o trairão mais rapidamente, pois são com mais facilidade levados à inveja. Estude com os alunos da linha da frente e aprenda com eles o máximo que puder.


3-OCULTE AS SUAS INTENÇÕES
Mantenha as pessoas na dúvida e no escuro, jamais revelando o propósito de seus actos. Os seus planos académicos devem ser sempre ocultos. Não os revele. Nem aos seus amigos.


4-DIGA SEMPRE MENOS DO QUE O NECESSÁRIO
Quando você procura impressionar as pessoas com palavras, quanto mais você diz, mais comum aparenta ser, e menos controle da situação parece ter.


5- MUITO DEPENDE DA REPUTAÇÃO DÊ A PRÓPRIA VIDA PARA DEFENDÊ-LA
A reputação é a pedra de toque do poder. Seja o aluno comportado e estudioso de quem todos os professores e colegas falam bem.


6- FAÇA AS PESSOAS VIREM ATÉ VOCÊ USE UMA ISCA, SE FOR PRECISO
Quando você força os outros a agir, é você quem está no controle. Convença de forma subtil os teus colegas a estudarem como você. Ao “ensinar” você aprende mais do que ensina.

7-VENÇA POR SUAS ATITUDES, NÃO DISCUTA
Tanto com o professor quanto com os colegas, discutir nunca é o caminho. É muito mais eficaz fazer os outros concordarem com você por suas atitudes, sem dizer uma palavra. Demonstre, não explique.


8- O CONTÁGIO: EVITE O INFELIZ E AZARADO
Evite trabalhar com colegas preguiçosos e negativos. BURRICE PEGA. A miséria alheia pode matar você. Estados emocionais são tão contagiosos quanto as doenças.


10-ANIQUILE TOTALMENTE O INIMIGO
Todos os grandes líderes, desde Moisés, sabem que o inimigo perigoso deve ser esmagado totalmente. Sabe aquela preguiça de estudar no fim de semana? Aquela vontade de ir para a “farra” em vez de estudar para a prova? Mate.


11-USE A AUSÊNCIA PARA AUMENTAR O RESPEITO E A HONRA
Às vezes é preciso estar calado durante a aula, mesmo estando presente. O silêncio pode ser poderoso.


12 -NÃO CONSTRUA FORTALEZAS PARA SE PROTEGER O ISOLAMENTO É PERIGOSO
Não pense que pode ser bom sozinho. Nenhum aluno é brilhante, exclusivamente, por conta própria. Aceite ajuda.


13- PLANEIE ATÉ O FIM
 O desfecho é tudo. Mantenha o seu plano de estudo todo o ano.


14 -DESCUBRA O PONTO FRACO DE CADA UM, INCLUINDO O SEU
Todo mundo tem um ponto fraco, uma brecha no muro do castelo. Conheça o dos outros e ultrapasse os teus.


15-SEJA ARISTOCRÁTICO AO SEU PRÓPRIO MODO AJA COMO UM REI PARA SER TRATADO COMO TAL
A maneira como você se comporta em geral determina como você é tratado: em longo prazo, aparentando ser vulgar ou comum, você fará com que as pessoas o desrespeitem. Pois um rei respeita a si próprio e inspira nos outros o mesmo sentimento.


16-DOMINE A ARTE DE SABER O TEMPO CERTO
Jamais demonstre estar com pressa - a pressa trai a falta de controle de si mesmo, e do tempo. Mostre-se sempre paciente, como se soubesse que tudo acabará chegando até você.


17- PENSE COMO QUISER, MAS COMPORTE-SE COMO OS OUTROS
Se você alardear que é contrário às tendências da época, ostentando suas ideias pouco convencionais e modos não ortodoxos, as pessoas vão achar que você está apenas querendo chamar atenção e se julga superior.


18-DESPREZE O QUE VIER DE GRAÇA
O que é oferecido de graça é perigoso - em geral é um ardil ou tem uma obrigação oculta. Não aceite notas gratuitamente. Trabalhe, conquiste. Orgulhe-se.


19-EVITE SEGUIR AS PEGADAS DE UM GRANDE HOMEM
Não copie. Crie.


20- NÃO PAREÇA PERFEITO DEMAIS
Não esconda suas falhas. Se não souber, se não puder, admite.


21-NÃO ULTRAPASSE A META ESTABELECIDA; NA VITÓRIA, APRENDA A PARAR
Quebrar as regras do professor ou da escola não é um bom caminho. Não deixe o sucesso lhe subir à cabeça. O aluno bem sucedido não ofende o mestre.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Eu esperava mais da literatura cabo-verdiana” - José Eduardo Agualusa

Porque é que amantes de livros preferem cafés e felinos?

Oji N konxi omi di nha vida (La Mujer di mi Vida) - Nicolas Barreau