O Festival Morabeza leva a sua festa do livro às escolas

O festival Morabeza leva a sua festa do livro às escolas. Durante esta sexta feira, os escritores que participam do certame literário levaram estórias e experiências a estudantes de algumas escolas da capital.    

                                                          
Uma das escolas que recebeu a visita da festa do livro foi o EBI de Ponta D´agua. 
A escritora brasileira, Marilene Pereira, fez uma roda de conversa com os alunos para mostrar que a literatura é um mundo fantástico, que pode ser apresentado de diversas formas e exemplifica com a estória do "buli mundu" numa versão adaptada.

A autora brasileira mostrou, ainda, que é preciso apresentar às crianças os encantos do mundo das fantasias, para que elas possam estar melhor preparadas para o mundo real. 

 "Costumo dizer que, num jardim de infância, se o professor contar uma boa estória para a criança, todos os dias, ele a terá preparado para a vida, terá plantado a narrativa na cabeça dela e a fantasia que ela precisa ter dentro para se defender do mundo real", esclarece a escritora.

E quanto à ideia de que as crianças e adolescentes não gostam de livros, a autora desmente, dizendo que: “E uma grande mentira de quem não quer ter trabalho para embrenhar nos meninos e adolescentes o gosto pela estória".

Além de estórias contadas, a escritora levou livros infantis que contam a estória dos "Meus Vizinhos Passarinhos".
Terminaram a visita a cantar "kabu verdi tera di sabura".



Acompanhar reportagem, na integra, em: Jornal da noite TCV

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Eu esperava mais da literatura cabo-verdiana” - José Eduardo Agualusa

Porque é que amantes de livros preferem cafés e felinos?

Oji N konxi omi di nha vida (La Mujer di mi Vida) - Nicolas Barreau