Doenças Causadas por Livros


A contaminação de livros ou por livros não é uma irrealidade. 
Um artigo publicado em 1911 no Boletim da Associação Médica Bibliotecária, intitulado “A Desinfecção dos Livros” mostra que há risco de contaminação de enfermidades como sarampo, varíola, escarlatina, tracoma (conjuntivite), febre tifóide, difteria, tuberculose e diversos tipos de alergia através desses itens.

Um cientista da época retirou algumas das partes mais sujas de uma série de livros e as cozinhou em solução salina. Depois, centrifugou o líquido e injetou em porquinhos-da-índia. Não demorou até que a maioria dos animais acabasse morrendo por tuberculose ou por infecções por sepse e estreptococos.

Ainda a Ciência tenta entender a contaminação dos livros e explicar como ocorrem.
Muitas vezes, costumes não higiénicos que as pessoas adoptam contribuem para a contaminação. Um deles é humedecer os dedos com a boca ao folhear os livros. Cheirar livros, tanto velhos como novos é uma prática a ser revista, uma vez que os livros podem conter pó, vírus ou até pequenos insectos.

Os cuidados devem ser redobrados com os livros das bibliotecas públicas ou arquivos históricos, uma vez que são consultados por diversas pessoas. O ideal é lavar as mãos antes e depois de consulta-los. E claro, cuide da higiene e manutenção dos seus livros e biblioteca pessoal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Eu esperava mais da literatura cabo-verdiana” - José Eduardo Agualusa

Porque é que amantes de livros preferem cafés e felinos?

Oji N konxi omi di nha vida (La Mujer di mi Vida) - Nicolas Barreau