Ler Diminui Riscos de Depressão e Suicídio



Não é novidade que bons hábitos de leitura melhoram a qualidade de vida. Especialistas há muito que vêm estudando o feitos e benefícios da leitura sobre o estado psíquico do individuo.

Chegou-se à conclusão que a leitura pode diminuir o risco de varias doenças psicológicas e mentais, como a depressão, e atenua riscos de suicídio. Isso graças a alguns bons efeitos que a leitura tem sobre o cérebro.

Ler ajuda a dormir. Um bom livro lido em local calmo e descontraído pode gerar sonolência. A mente consegue relaxar e estar pronta para descansar tranquilamente.
A leitura reduz o stress e a ansiedade. Um estudo feito pela universidade de Sussex provou que seis minutos de leitura diária são mais eficientes do que ouvir música ou caminhar para combater o stress.  

Outro estudo mostra que deixar - se envolver pela leitura e pelos desafios dos personagens gera sentimento de identificação e consequente empatia aos esforços dos outros, levando o leitor a distrair – se de suas preocupações e problemas.

O leitor assíduo torna-se mais auto-confiante e seguro de se mesmo. O que o faz mais aberto e sociável, disposto a aprender e compartilhar o que aprende. Não querendo viver apenas em seu mundo fechado.

A leitura encoraja a busca por conquista, tornando o indivíduo mais sonhador, cheio de planos e objectivos e com mais vontade de viver.

Livros de auto-ajuda são importantes aliados na redução desses riscos. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“Eu esperava mais da literatura cabo-verdiana” - José Eduardo Agualusa

Porque é que amantes de livros preferem cafés e felinos?

O dia em que fui sexualmente violentada